

![]() Materiais orgânicos e plásticos para acessórios – Movimento SPFW Verão 2011. Foto:Divulgação | ![]() Colares e pulseiras com pedrarias – Cia. Marítima SPFW Verão 2011. Foto:Divulgação |
![]() Colares de miçangas – Wilson Ranieri SPFW Primavera Verão 2010 2011. Foto:Divulgação | ![]() Acessórios com contas geométricas – Fernanda Yamamoto SPFW Verão 2011. Foto:Divulgação |
O visual diva dos anos 1940 está em alta e com ele as bocas marcadas pelo batom vermelho. "É um clássico e, por isso, nunca sai de moda. Mas há épocas em que ele está em alta como agora", diz Vanessa Rozan, maquiadora da M.A.C. O vermelho-tomate cai bem em mulheres claras. As morenas devem optar por uma nuance puxada para o marrom. Já os vermelhos de fundo acobreado são perfeitos para as negras.
Se você quiser um efeito discreto e natural, aplique o produto com a ponta dos dedos. Mas para noites formais use o lápis para contorno de lábios. Assim, o desenho da boca fica bem definido. Depois, preencha o espaço com o mesmo batom usando um pincel.
A pele deve estar impecável. "Ao usar esse tom, preocupe-se em deixar a pele muito bem arrumada para que o seu visual não fique vulgar", diz Vanessa. Portanto, corretivo e base são indispensáveis. Se você gosta de um visual mais tradicional, use sombras em tons neutros, como o marrom e o bege-rosado, blush suave e máscara para cílios. Evite os produtos cintilantes.
Por ser uma cor marcante, é ideal para a noite, principalmente em compromissos sofisticados. Durante o dia e em ambientes de trabalho, prefira opções com coberturas suaves, como gloss e batons transparentes.
Os vermelhos vibrantes e claros são indicados para as mulheres bem jovens, na faixa dos 20 anos. Já os mais intensos e escuros combinam melhor com mulheres a partir dos 30.